Sejam bem vindos ao Espaço Retrô Rockabilly e Pin-Ups. Aqui você encontra Musicas, Moda, Filmes, e estilo de vida que surgiu a partir da fabulosa década de 50.
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
espaço retro
dando continuidade a serie rockabilly e psychobilly, agora falando das bandas belgas,entre elas o BE-BOPS
Vou contar uma breve história de uma banda que eu gosto bastante, o Be Bops. Provavelmente um dos maiores nomes do Rockabilly Belga, a banda está tocando há quase 30 anos. Um dos poucos nomes do Rockabilly tradicional que se mantiveram por tanto tempo na estrada.
Há pouco tempo atrás acompanhei umas discussão sobre bandas de Rockabilly, quais deveriam ser consideradas Rockabilly e quais não, aquela discussão de sempre que só serve para gerar polêmica, nesta discussão comentaram sobre timbres e sonoridade das bandas, e na hora me veio à cabeça o Be Bops. Pra quem não conhece a banda, trata-se de uma das mais competentes quando o assunto é Rockabilly tradicional, porém, acredito que agrade dos fãs mais puristas aos mais desencanados.
Em 1978 Mario Matucci e Walter Tollis, tiveram a idéia de formar uma banda. Tentaram várias fórmulas antes de formarem o Be Bops, isso já no final de 1981. A banda contava com Mari Matucci (guitarra), Walter Tollis (Baixo-acústico),Dario Matucci (irmão mais novo de Mario na bateria) e seu vizinho David Vandenbussche, aka David Green (vocais).
Nesta época eles ensaiavam semanalmente, e em um desses ensaios um amigo que passava por alí perguntou se havia interesse em tocarem numa festa Italiana, onde seria o DJ. Foi nesta festa, em Manceau Sur Smbre, que os Be Bops fizeram seu primeiro show, isso em Janeiro de 1982. O publico era mais ou menos de 250 pessoas que se entusiasmaram com som da banda, surpreendendo à todos pela idade de David, na época 13 anos, mas já com um capacidade incrível de cantar, e pelo estilo de música tocado, o Rock N’ Roll dos anos 50.
Eles só tocavam covers de artistas dos anos 50, como “Move It” (Cliff Richard), “Red Blue Jeans And A Ponitail” (Gene Vincent) e “Sweet Love On My Mind” (Johnny Burnette). Apesar do “sucesso” inicial, este primeiro ano da banda foi de muito trabalho, eles tiveram que esperar até 1983 para começarem com os shows nas proximidades, Charleroi, La Louviere, Namur e etc. Vale a pena lembrar que na época não havia público para esse tipo de som, em principal no sul da Bélgica, mas mesmo assim os Be Bops escreveram músicas para compor seu repertório.
Assim em 1984 fizeram sua primeira gravação de estúdio, duas músicas foram gravadas em um pequeno estúdio em Marchienne-Au-Pont, “Give Me Your Love” e “When The Jukebox Bruns”, ambas faixas escritas por Mario.
Alguns shows foram aparecendo e a banda foi se apresentando mais regularmente, a cena Rockabilly estava criando um interesse maior pela banda. No mesmo ano, a revista Francesa especializada em Rock n’ Roll, “News Crazy”, publicou um artigo sobre a banda, o que rendeu um 7 ” lançado ainda em 1984 pela Jack Black records, um selo de Liege. Neste mesmo período o fundador da banda Walter Tollis, deixou o grupo, sendo substituído por Salvator Dorange. Graças ao compacto lançado, eles começaram a tocar em mais e mais lugares ao redor da Bélgica, como: Liege, Ghent, Brussels, Tournai, Namur…
Entre as primeiras apresentações do grupo, eles já tinham tocado em shows na França e no Wildboys Festival em Wieze em 1985 (com Rollercoasters, Sugar Ray Ford & The Hot Shots, Riot Rockers, Sid King, etc.). Seu repertório consistia basicamente em composições próprias, covers de Gene Vincent, Johnny Burnette e alguns jives.
Eles deram algumas entrevistas para promover o compacto que haviam lançado, e quando parecia que a banda teria um progresso real, Daria decide deixar a banda em dezembro de 85. Sem conseguir encontrar outro baterista para substituir Dario, a banda passou o ano de 86 inteiro sem fazer um show sequer. Desse período eles só conseguiram deixar 4 faixas, duas no primeiro compacto e mais duas: “Too Long For You” e “Get Out”. Essas quatro músicas aparecem em um video de ’85.
Em maio de 1987, juntou-se a banda Didier Stein, um baterista que gostava do estilo e havia conhecido Mario e David há pouco tempo num show. Já em Setembro do mesmo ano, o Be Bops estava com um repertório novo e e prontos para tocar novamente. No final de 1988 a banda ja tinha realizado várias apresentações, porém neste período, a cena rock n’ roll Belga estava enfraquecia, fazendo o Be Bops perderem um pouco contato com o Público. Logo, Didier perdeu o interesse e deixou a banda, e lá estavam eles novamente à procura de um baterista.
Neste período a banda não escreveu nenhuma música, mas gravaram algumas demos com covers e algumas próprias, entre as músicas, estavam: “99 Wags”, “Rock Therapy”, “You Sould Have Told Me” e “Anyway”… Em 1991, David sugeriu que a banda se reunisse novamente com a formação original para uma reunião, e ser a banda de seu casamento. Então, os Be Bops enstavam ensaiando novamente, agora num pequeno Bar americano em Charleoi, conhecido como The Bubble Gum. Em paralelo, Mario e Salvatore, ajudavam a banda belga Domino’s em um clube onde tocavam, nesta época, Patrick Oucherne (vocalista do Domino’s e da Banda Runnin’ Wild), convenceu os rapazes de que ainda existia uma cena Rock n’ Roll, e os Be Bops não poderiam ficar de fora dela.
Patrick colocou em contato Bem Aisa (baixista do Domingos e Runnin’ Wild), e depois de fazer alguns shows pela região de Charleroi, Bem os colocou como banda de abertura para o Rimshots (Brussels, Janeiro de 1992) e Big Sandy (Merchtem, Maio de 1992). Assim, lenta mas seguramente, o Be Bops voltaram à ter contato e aparecer mais na cena Rock n’ Roll. Tinham alguns shows na France e assinaram um contrato de gravação de CD com a Rockhouse. Eles gravaram 15 músicas em junho de 1992 e o cd foi lançado só em novembro do mesmo ano, entitulado “Hot Weather Rock”. Graças ao disco, sua agenda de shows ficou cheia no ano de 1993, eles também conseguiram bons contatos e entrevistas em estações de rádios. Tudo ia muito bem para banda, com a ótima venda do disco eles decidiram lançar mais um “7. Eles finalmente chegaram ao estúdio em Abril de 1993, onde eles gravaram mais tarde, seu segundo CD, mas o “7 não foi lançado. Após a sua apresentação no Cruise-Inn em Amsterdam, em setembro ddo mesmo ano, Dario anunciou que deixaria a banda novamente e eles teriam de procurar um novo baterista. Descobriram então, Lunari Pascal, um velho amigo dos irmãos Matucci, e quando ele finalmente estava pronto em janeiro de 1994, ele tomou o lugar do Dario.
A substituição não causou qualquer dificuldade e, felizmente, não houve qualquer interrupção na carreira do Be Bops. Em abril de 1994 eles começaram a trabalhar em outras nove faixas para o CD “Celebratin” (segundo da banda), que saiu em dezembro de 94 pelo selo Rockhouse. O CD continha seis músicas de autoria da banda (todas escritas por Mario) e nove covers, e recebeu boas críticas em todas as revistas especializadas de música. O novo CD foi percebido imediatamente, e a partir de janeiro 1995 em diante, o Be Bops tocaram em Metz, Strasbourg, Charleville, Jouez Les Tours, Lyon, Paris e Monpellier (França), Festival Rockhouse em Oss e Breda (Holanda), Bielefeld, Hamburgo, Berlim, e do Life Club Munderkingen (Alemanha), Flamin’ Rock Festival Arendonk e mais um monte de shows locais.
Em julho de 1995 eles gravaram “White Xmas” para a coletânea “You Can’t Stop The Christmas Hop”, pela Be Be’s Records. Em Janeiro de 1996, Pascal decidiu deixar a banda por motivos particulares. Mais uma vez um velho amigo dos Be Bops veio para ajudar a banda. O novo baterista é Roland Vandy. Após três meses de ensaios, a banda estava apta à tocar novamente. Lançaram um noso single pelo selo alemão Part Records, as duas músicas “Gonna Find Me A Baby” e “All I Need”, foram gravadas no Matt Barney’s Studio. Esse single teve elogios de todas as revistas especializadas e levou a banda a tocar por toda Europa de abril a novembro de 1996.
Eles assinaram então com a Part Records para lançar um LP 10”. A banda gravou cinco músicas de autoria própria e mais cinco covers para o disco que foi lançado no começo de Janeiro de 1997.
O grande interesse pelo novo trabalho, rendeu-lhes uma apresentação no 18th Hemsby Weekenders na Inglaterra. Eles fizeram um show dinâmico, que levou o público ao delírio.
Durante o verão de 1997, a banda estava de volta a estúdio onde eles coverisaram três antigos Hillbillies do seu jeito único e gravaram uma própria. Essas quatro faixas são encontradas nos seus CD entitulado “Let’s Keep things Movin’” que saiu em Outubro de 1997 também pelo selo Part Records.
Em 2001 a banda lançou o disco “The World Of The Be Bops”, que foi gravado em 2000 no tradicional estúdio Matt Barney’s e lançando também pelo selo Alemão Part Records. Este último disco, temos 15 faixas sendo mais da metade compostas por Mario.
Em 2002, Holly Dee Dice Dalton, baixista do the Ugly Buggy Boys se juntou à banda, mas saiu em 2007, quando Salvatore Dorange voltou para a banda.
Desde então a banda continua tocando pela Europa quando possível…
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário