terça-feira, 17 de janeiro de 2012

espaço retro

chegou a vez de falae sobre as bandas dinamarquezas começarei por uma das bandas mais conhecidas e cultuadas do genero, o NEKROMANTIX. Após deixar a bateria do grupo de neo-rockabilly Taggy Tones o jovem Kim, que vinha de uma não muito boa vivência na marinha dinamarquesa como operador de rádio de um submarino, em 1989 formou, na cidade de Copenhague, o Nekromantix. Originalmente formado pelo guitarrista Paolo Molinari e o baterista Jens, que logo foram substituidos por Peter Sandorff (guitarra) e Peek (bateria). Depois de alguns shows e uma apresentação em um grande festival na Alemanha a banda assinou um contrato com o selo Tombstone Records para o lançamento do ótimo Hellbound. Besteira falar que é o melhor deles, mas mesmo assim, Brain Error, Hellstreet, Down in the Swamp, e Graveyard in Your Memory (que é cantada pelo guitarrista Peter) figuram facilmente nas melhores musicas do grupo.
Tour euroupéia, e o Nekromantix começa a ganhar nome, em 1991 lançam o sensacional Curse Of The Coffin, agora pelo selo inglês Nervous Records, um dos maiores selos de “musica billy” dos anos 80, com a mesma formação e mais alguns petardos, Devil Smile, Alice in psycholand, Motorpsycho, Way Down to Hell, a baladinha Howlin At The Moon, a unica música cantada em dinamarques da história da banda Save My Grave, e Rockin Reptile marcam o play que muitos dizem ser o melhor da banda. Em 1992 Peter e Peek deixam o Nekromantix para a entrada dos ex-Godless Wicked Creeps Iam Dawn e Grim Tim Handsome, com essa formação gravam o perfeito Brought Back To Life em 1994. Porra, esse play é demais e foi o primeiro que eu ouvi deles, acho que não tem musica que eu não goste, o vocal de Iam Dawn é quase tão legal quanto o de Peter Sandorff e junto do album veio algum reconhecimento, o album foi o primeiro de uma banda psychobilly a concorrer a um Grammy Awards, pela categoria “Melhor Disco de Heavy Metal”. Passado dois anos, Iam Dawn sai da guitarra para a entrada de Søren Munk, e mais um disco é gravado, Demons Are A Girls Best Friend… eu gosto bastante desse play, mas a influencia mais pop nas musicas é visivel, Sea Of Red, Alive, Last Night I Saved an Angel, Belzeboob, e a faixa titulo são bem legais, mas a mudança sonora é bem marcante. Hellbound, o primeiro disco do Nekromantix. Um ano após o lançamento do album, Peter Sandorff volta para o Nekromantix, dessa vez com seu irmão na bateria, Kristian Sandorff. Alguns shows foram gravados pela Radio Nacional Dinamarquesa em comemoração aos 10 anos da banda e com essas gravações lançam o Undead’n'Live, primeiro e unico album ao vivo do grupo, já contando com Nice Day For a Ressurection, que só apareceria dois anos depois no album Return Of The Loving Dead, só que numa versão diferente, menção honrosa para Brain Dead e Howlin At The Moon que contam com saxofone nesse play, muito foda! Em 2000 o Nekromantix faz seus primeiros shows nos EUA, tocando no NYC Psychobilly Rumble, e em mais alguns shows pela costa oeste. Depois desses shows Nekroman entrega a Tim Armstrong do Rancid, e dono da Hellcat Records, uma demo com novas musicas do Nekromantix, ai foi que foi! Nekromantix assina contrato com a Hellcat Records e lança o divisor de águas Return Of The Loving Dead em 2002, o sucesso foi tão grande que o album foi lançado até no Brasil pela Roadrunner. Mais tours pelos EUA e a gravação do clipe Gargoyles Of Copenhagen promovem o disco por todo os EUA, sucesso absoluto! Em 2004 ainda tentando pegar o embalo do Return Of The Loving Dead, Nekroman muda para os EUA e lançam o fraquinho Dead Girls Dont Cry, já sem todo aquele impacto do disco antecessor, em abril de 2005 os irmãos Sandorff deixam a banda (Peter Sandorff mais tarde entraria para o Mad Sin), ai virou farofa, entra o guitarrista Tröy Deströy e o baterista Wasted James do Rezurex. E tambem nesse ano o Brought Back To Life é remasterizado e relançado. A marca registrada da banda, o coffin-bass de Nekroman. Em maio de 2006 Meza sai da banda para a entrada de Andrew Martinez e em 2007 o Nekromantix lança seu ultimo album de estúdio até o presente momento, Life Is A Grave & I Dig It!, que eu não acho sensacional, mas é melhor que o Dead Girls Dont Cry, nada muito marcante, Rot In Hell é bem legal, Nekrohigh e Voodoo Shop Hop tambem são dignas de menção. Passado alguns meses Tröy Deströy deixa a banda para trabalhar em sua carreira solo, e em seu lugar entra Pete Belair do Firebird da Austrália e faz as tours de 2008 com a banda. Por motivo de distancia (Australia – EUA) Pete sai do grupo para a entrada de Franc, guitarrista do Nightbreed de Barcelona-Espanha e tambem do Ultimo Asalto, alem de ser sósia do Vlad do Sick Sick Sinners. Andrew Martinez morre em um acidente de carro em janeiro de 2009 e em seu lugar entra a primeira mulher na história do Nekromantix, Lux. Mais algumas tours, inclusive uma com o cineasta e musico Rob Zombie marcam o ano de 2009 para o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário